sábado, 25 de agosto de 2012

15º Dia

O regresso...

Já com o check-in feito, fomos directamente ao drop-off das malas. Devido à ausência de controladores de segurança electrónicos, abrem e inspeccionam as malas uma a uma devidamente equipados com umas luvas de limpeza "vileda".

Para pesar as malas nada como uma balança à moda antiga. Qual balança digital?! Qual tapete rolante?!

Como se esperava o voo saiu com atraso. Estivemos confortavelmente instaladas 1h30m num muro de cimento no Parque de Estacionamento.

Foi com alegria que vimos chegar o avião da White. :)
Procedemos ao embarque onde nos esperava uma apinhada e tórrida sala de espera.
Durante o voo tempo para descansar, ler, recordar e reflectir nesta experiência.

As conclusões foram unânimes. Ambas as princesas fazem um balanço positivo da experiência, mas com vontade de ter feito mais. Fica a dúvida se por uma menos boa gestão dos recursos e capacidades que tínhamos para oferecer ou pelo curto espaço de tempo que por cá ficamos.

Apesar de tudo esperamos ter feito algo que possa ter marcado a diferença no dia-a-dia de tanta gente que connosco se cruzou.

Valeu a experiência, mas não nos damos por satisfeitas. O trabalho a fazer é muito e toda a ajuda é bem vinda. Fica a vontade de voltar.

Para terminar, uma palavra muito especial a todos os nossos assíduos seguidores: foram, a cada dia que íamos ao blog ler os vossos comentários, uma força e incentivo que nos ajudou a levar esta missão até aqui…

Até breve.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

14º Dia

O último post, diretamente de São Tomé!

Hoje o dia foi mais calmo, apesar da noite ainda agitada. Cansaço muito mas já alguma força para as despedidas!!
O dia começou com um até logo, a todos os que tão bem nos receberam em Neves, pois partimos de viagem até à cidade de São Tomé para amanhã cedinho estarmos no aeroporto.

Fomos almoçar à Trindade em retribuição da visita do grupo da "Casa Claret" (http://www.mcm.pt/missoes/paginas/saotome.html). Gostamos muito do projeto e das atividades que desempenham para além das fabulosas instalações, do clima mais fresco e da área envolvente ser menos "rural".

Ainda houve tempo para uns últimos "recuerdos" numa breve passagem pela cidade.

Ficam as saudades. Partimos do Porto com o coração cheio para dar, mas levamos connosco um mundo de sorrisos que preenchem tudo ou mais do que deixamos!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

13º Dia

Noite agitada!!!
Uma das princesas quis viver a experiência de como era estar com suspeita de malária. Sem isso não iria bem embebida do espírito de São Tomé! A princesa médica tomou a iniciativa de fazer de médica e doente e deu oportunidade à professora de experienciar o papel de enfermeira, da qual se saiu de forma exemplar (ou não fosse os 15 dias de estágio no centro hospitalar de Neves).
Para ajudar à festarola durante a noite faltou a luz, regressando 30 min depois, (benditos iphones com a aplicação “Lanterna”) e água até amanhecer.
Quando o despertador tocou achamos melhor cancelar o passeio previsto para o dia de hoje com as Irmãs à cascata Bombain. Seguiu-se visita ao centro hospitalar, agora no papel de utentes, onde apesar da princesa médica estar doente foi solicitada para dar umas 4 consultinhas, ao que a princesa “enfermeira” não permitiu!!!!

Para a pesquisa de Plasmodium, agente causador da malária, fez-se o teste da picada do dedo, que não é nada simpático.

Teste Negativo. J

Confirma-se que seja só uma gastroenterite, típica e comum nestes climas tropicais.

Decisão: regressar mais cedo ao nosso Portugal, a fim de repouso e recuperação de energias.
As malas estão prontas e finalizadas e com elas levamos muitas e boas recordações.
Pedimos desculpas aos nossos atentos e assíduos seguidores, mas será mais prudente o regresso antecipado.
Vamos conscientes de que demos o melhor de nós, sentimos pena de não concluirmos a nossa estadia como previsto, mas valores mais altos se levantam.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

12º Dia

Manhã muito calma no Centro de Saúde. Tivemos apenas 4 crianças. Antes de sairmos passamos pela enfermaria onde pudemos constatar que a bebé com meningite está a melhorar.
Antes do almoço, tivemos direito a um belo período de descanso dedicado à leitura de livros/revistas. J
Após o almoço auxiliamos um aluno de mestrado em Engenharia Ambiental na realização do tratamento estatístico dos dados do inquérito por ele realizado no âmbito da sua “tesi” (como se diz por estas bandas).
O trabalho continuou com a elaboração do regulamento interno da Escola do 1º Ciclo “Mãe Clara”.
A sessão fotográfica de hoje remete-se a sorrisos das crianças da nossa rua!

11º Dia

Regresso ao trabalho! Hoje foi um dia sem grandes novidades. Após percorrermos o caminho diário, habitual, em direcção ao centro de saúde…

… seguiram-se quinze consultas, entre crianças e adultos. Tal como no nosso cantinho à beira mar plantado a 2ª feira, para os serviços de saúde, é sempre um dia cheio.
Após o almoço e um período de descanso, estivemos a trabalhar nos livros poeirentos da biblioteca do Pimpolho. A tarefa foi difícil, como podem ver pela quantidade de livros que lá existem, mas conseguimos libertar toda a estante para que ser remodelada e pintada. Em Setembro, quando os meninos do Pimpolho regressarem esperamos que possam ter um espaço de leitura e aprendizagem com um ar fresco e agradável. Para que isso se possa concretizar, estamos a aplicar todo o nosso empenho. Segue-se agora, uma fase difícil de catalogar e ordenar os livros!
Continuamos o nosso trabalho com a Petiza, dando mais uma explicação de Inglês e concluimos a revisão do trabalho que terá de apresentar em Setembro na licenciatura de Biologia. Pelo meio, ficamos sem internet e sem electricidade pelo que viemos a correr rua fora para ainda apanhar os últimos raios de luz para podermos tomar banho. No entanto, tudo passou de um susto, pois a energia regressou mas infelizmente a internet não.
No caminho de regresso a casa, tivemos uma agradável surpresa ao vermos que os meninos que moram na nossa rua já nos conhecem pelo nome e não por “amiga” ou “branca”. J

domingo, 19 de agosto de 2012

10º Dia

O dia começou cedo com um belo pequeno almoço acompanhado da visita incómoda e persistente de uma sardanisca! J
A vista era fabulosa. Praia e mar em toda volta! Seguiu-se a despedida do ilhéu das rolas e do nosso belo fim de semana com um agradável passeio de barco até à ilha de São Tomé.

Na hora da despedida o grupo de portugueses que partilhou connosco a visita à ilha esperou no cais para nos ver partir.

Chegadas a Ponta da Baleia partimos de regresso à cidade desta vez com possibilidade de apreciar melhor, sem nevoeiro, o famoso Pico do Cão Grande.

Em São Tomé podemos desfrutar de um belo almoço no restaurante “O Bigodes”, onde nos deliciamos com uma saborosa mariscada! Foi um terminar de fim de semana em beleza! J
Com energias retemperadas, estamos agora de regresso a Neves, onde nos espera mais uma semana de trabalho.

C. & S.

P.S. - O post do 9º dia foi com atraso por impossibilidades técnicas (não havia rede de internet) não foi por estarmos de fim de semana que nos esquecemos de contactar com todos vocês :)

P.S.S. - A tantos km de distância é muito bom receber notícias e mensagens encorajadoras através dos vossos comentários. Podem e DEVEM continuar a fazê-lo!!!

9º Dia

Hoje foi o descanso das guerreiras! Tivemos um dia diferente… Durante a manhã demos a volta ao ilhéu com direito a passagem no marco da linha do equador e por momentos estivemos com o pé em cada hemisfério. Estávamos, literalmente, no centro do mundo!

Seguiram-se trilhos pouco explorados, conservando toda a beleza natural e vegetação primitivas. Segundo o que descrevem, o ilhéu das rolas é uma pequena maravilha vulcânica com 250ha de beleza ímpar, possui com toda a certeza o santuário ecológico mais belo do mundo! Nós comprovamos e subscrevemos esta descrição. J Toda a caminhada foi preenchida por sensações fantásticas como o entrar na imensidão de verde que se fundia com o azul do mar, nas diversas praias que iam surgindo, e o sentir o calor da terra através de géiseres.

O passeio terminou com um almoço de peixe grelhado à beira mar acompanhado de fruta pão grelhada, fruto típico de São Tomé ao sabor de batucadas e ritmos quentes africanos pelo grupo de residentes do ilhéu. Mais uma vez aqui, as crianças tem um sorriso e brilho no olhar contagiantes!

A parte da tarde foi preenchida por mergulhos na piscina que termina no mar, seguidos de uma pausa no deck do nosso bungalow para leitura.

Já tomamos o nosso banho de água quente, espera-nos, agora, um belo jantar! J