terça-feira, 14 de agosto de 2012

5º Dia

Mais um dia de trabalho cumprido!
Foi um dia mais calmo e tranquilo, apesar da realidade ser a mesma. Voltamos ao nosso consultório J onde vimos mais 12 crianças, desde bebés de 30 dias até 12 anos. O diagnóstico mais frequente continua a ser infeções respiratórias. No entanto, hoje, vimos um menino que andou à luta no mato o que lhe valeu uma provável fratura de costela e luxação do ombro. Primeira transferência para o hospital central em São Tomé, uma vez que raio-X é coisa que não passa por estas terras. Todos os meninos que atendemos tiveram direito a um balão J! Claro que depois, à saída tínhamos uma multidão à nossa volta, vindos não sabemos de onde, a pedir balões!



Numa terra onde peixe abunda comemos hoje pela primeira vez, filetes de carapau acompanhados por uma iguaria típica de São Tomé matabala frita, chamada de pala pala. (parecido com batata frita às rodelas).
Da parte da tarde, fomos em mais um passeio até à praia, desta vez Morro Peixe. A água é cristalina e as paisagens de cortar a respiração mas infelizmente o areal está cheio de lixo. Demos uns mergulhos fabulosos em águas quentes e azuis. Como sempre findou com um belo lanchinho de biscoitos feitos pelas irmãs. J
Tivemos, ainda, mais uma surpresa: levaram-nos a conhecer uma casa onde é feita a sensibilização para a preservação das tartarugas, muito típicas de São Tomé!
A imagem que vos mandamos é de uma tartaruga com dois dias de vida.




Beijinhos
C. & S.

5 comentários:

  1. Ola meninas!
    Adoramos saber noticias vossas (afinal sempre têm internet);)
    Continuem a vossa aventura...vao ver k vao ficar memorias inesqueciveis...e vao ficar na memoria de muita gente!
    Bjinhos grandes
    Dani&johni

    ResponderEliminar
  2. Minhas queridas, que alegria poder saber todos os dias um bocadinho de voces... Não sabem a felicidade que é poder imaginar o que estão a sentir e pensar que já estive exactamente como voces...
    A inesperiencia em terras africanas e a aventura do voluntariado faz do nosso coração muito pequenino... mas como verão valerá muito a pena!!!
    Não sabem, como gostava de estar aí com voces... a minha vontade era entrar dentro do ecrã do computador e viver cada momento dessa aventura com voces!
    Nao se esqueçam.... aconteça o que acontecer, muitas vezes basta um sorriso e um carinho e essa gente será eternamente grata!! Irao aprender que com muito pouco,poderão fazer imenso!!
    Um beijo enorme desta vossa amiga
    Mariana Silva Dias

    ResponderEliminar
  3. Olá Sarita. Adorei saber as novidades. Percebe-se pelas vossas palavras que está a ser uma experiência maravilhosa e compensadora... Aproveitem bem para dar mas também para receber... Beijinhos grandes para as duas.
    Xana Coutinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Cácá e Sara. É com muita alegria que temos partilhado estes dias convosco através dos vossos relatos e fotos. Apesar das dificuldades que têm sentido, lembrem-se que aqueles a quem derdes apenas um sorriso ficam convosco na memória. Não duvidamos que estejam a fazer um óptimo trabalho e só temos pena de não podermos estar aí convosco. Beijinhos para as duas.
    Rosarinho, Victor e Andy

    ResponderEliminar
  5. Olá princesas!

    Foi uma bela surpresa chegar a casa e perceber que íamos ter oportunidade de vos acompanhar mais de perto, de vos sentirmos mais perto e de ter um cheirinho da vossa experiência, que certamente vos vai marcar...a vocês e a todos os que fizerem parte do vosso dia a dia.

    Um grande beijinho carregado de força,coragem, energia e alegria da Ana, Vasco e Leonor.

    ResponderEliminar