sexta-feira, 17 de agosto de 2012

8º Dia

Ontem confirmaram-se as nossas piores expectativas: não havia água, o que significa banho de toalhitas refrescantes.

Como já tem vindo a ser tradição nas nossas férias, aventura não podia faltar!!!
Logo pela manhã após um banho curto, rápido e refrescante, pois a água era escassa, vestimos as nossas melhores roupas para rumar ao belo fim de semana que nos aguardava. Lá fomos pela rua fora, com o nosso trolley de mão (da tous J) sentindo a irregularidade do terreno. Imagem completamente desenquadrada da realidade local. J

 Na rua, to dos nos perguntavam se já íamos embora, para Portugal. Temos que confessar que sentimos já alguma nostalgia por tão curta partida, pior será a 31 de Agosto. No entanto, ao mesmo tempo sentimos uma grande alegria por em tão pouco tempo a população demonstrar carinho e valorização pela nossa presença.


Chegadas ao Pestana de São Tomé, sentimos logo um banho de civilização: ar condicionado, sofás confortáveis, tosta mista, coca-cola, sprite e como pano de fundo uma fabulosa piscina que termina no mar! Estavamos à espera dos tugas, que chegavam hoje de Lisboa, para o transfer para o Ilhéu das rolas quando avistamos Altas personalidades portuguesas a entrarem. Estamos a falar de Isaltino Morais. J



Finalmente, com duas horas de atraso, lá saímos em direcção a Ponta da Baleia, local de embarque para o Ilhéu das Rolas.

Pelo caminho, mais uma vez, as paisagens são de cortar a respiração. Houve momentos que sentimos que eramos literalmente engolidos pela vegetação! Passamos praias paradisíacas, desfiladeiros de palmeiras, outras cidades com uma realidade semelhante a das Neves, a roça de São João (onde é feito o programa “Na roça com os Tachos”) e vimos surgir no meio da neblina, qual D. Sebastião, o famoso Pico do Cão Grande, um dos pontos mais altos da ilha.




Durante o percurso sentimos que os turistas que hoje chegaram tinham uma visão muito contrastante da nossa em relação à pobreza e forma de vida local. Será que uma semana apenas já nos permite olhar para esta realidade com outros olhos?

Com tantas coisas para contar esquecemo-nos de vos contar um pormenor muito importante: começou, hoje, a chover em São Tomé. A gravana (estação seca) está a chegar ao fim.

Chegadas a Ponta da Baleia começa a VERDADEIRA AVENTURA. Estávamos à espera de um barco / lancha para a travessia até ao ilhéu quando nos apercebemos que íamos numa canoa!!!! Ao olharmos o tempo cinzento e chuvoso a juntar ao mar agitado, ao meio de transporte que nos esperava e à impossibilidade de regressar só nos restou vestir o colete, cravar uns impermeáveis aos marinheiros e rezar para chegar sãs e salvas ao outro lado.



Missão cumprida: cá estamos nós, depois de uma “brisa” marítima muito intensa e de umas quantas ondas que entravam e saíam da canoa. À nossa espera tínhamos um resort que se adivinha paradisíaco que esperamos ansiosamente que o sol brilhe amanhã para o descobrir! Este chama-se “Pestana Equador” sendo considerado um paraíso único no centro do mundo e sobre a linha do equador.



No entanto já nos sentimos revitalizadas por ao fim de 8 dias tomarmos um banho de água quente, maquilhar e ver na televisão algo mais do que a TVS (Televisão local) com a “Empreguetes” (novela brasileira).

Para finalizar o dia em beleza, segue-se o belo jantar no restaurante “Sete Pedras” e uma pinacolada no bar “Golfinho”. J



Beijinhos

C. & S.

3 comentários:

  1. Claudia,

    Mandamos de Gaia um beijinho muito especial para ti, e o desejo que a experiência que estás a viver neste momento, seja mais um "tijolito" da construção da pessoa bonita que és. Que corra tudo bem. Vamos acompanhando noticias pelo Blog. Maria, Rute, Francisco e Zé Lemos

    ResponderEliminar
  2. Depois destas 3 semanas nada será como dantes. Os saotomenses ficarão com saudades vossas e reconhecidos aos vossos saberes e à vossa disponibilidade. Mas vós tereis muitas "estórias" para contar e páginas de curriculum de que poucos se podem gabar. É assim que se cresce e é (também) assim que se dá sentido à vida.
    Um grande beijinho.

    Alexandre Ribeiro

    ResponderEliminar
  3. Olá meninas!
    Para não desvirtuar o "jargão", a isto se chama - o descanso do guerreiro.
    Beijinhos dos tios e primo JP

    ResponderEliminar