segunda-feira, 13 de agosto de 2012

4º Dia


Primeiro dia de trabalho!

A realidade é inimaginável… só mesmo quem cá está!

8.30h entramos no centro de saúde! Já uma multidão de mulheres e crianças aguardavam na sala de espera (ao ar livre) e com direito a acompanhamento especial: cães escanzelados e pulguentos. Começamos a nossa visita pelas enfermarias, se assim se pode chamar, onde estava mais do que um doente por cama, alguns nem sequer tinham sido vistos pelo médico.

No meio deste cenário dantesco, vimos casos de paludismo e elefantíase, o que nos permitiu o contato com doenças tropicais, que aí apenas conhecemos de livro.

Enquanto uma (Cláudia) passava visita à enfermaria, a outra (Sara) tentava dar o seu melhor na sensibilização para a higiene oral e dos alimentos. Há que ter noção de que o lixo, os porcos, as galinhas, as cabras são nossos acompanhantes na rua. Ao contrário do que se poderia esperar os meninos, muito tímidos e resistentes ao contato, foram dando provas de que tinham estes conhecimentos. Muitos lavam os dentes diariamente, dizem eles J, alguns com escova de dentes mas a maioria com… CASCA DA FRUTA.

Segue-se a fase das consultas de pediatria. Nessa altura, achamos que precisávamos do apoio uma da outra: Dra Cláudia, assistida por Sara… Fomos literalmente atiradas às feras. Mas sobrevivemos e amanhã voltamos J.

Vimos 14 crianças todas elas, picaram o dedo para diagnostico do paludismo (todos negativo J). As patologias mais frequentes foram de origem respiratória. Quando se perguntava se tinham tido febre todos diziam que sim, mas nenhum sabia quantificar!

Haveria muito mais para dizer, mas vamos contando dia a dia. Fiquem só com a ideia final de que a marquesa é de madeira com uma capolana por cima e não há água canalizada para lavar as mãos, apenas um balde onde se tira a água com um caneco. Mas a paisagem do nosso consultório era fabulosa… verde das palmeiras e o azul do céu!

Regressadas a casa, sem pausas para um snack nem café, já por volta das 13h-13.30h, almoçamos e tivemos mais uma recompensa: visita, mergulho e lanchinho nas águas límpidas e cristalinas na praia da lagoa azul. Para lá chegar tivemos, nós, que conduzir um superjipe em estradas estreitas e esburacadas.

O dia foi cheio, longo mas sentimo-nos realizadas…

Hoje ficamos por este relato, mas amanhã contem com as fotos…



Beijinhos

C. & S.

3 comentários:

  1. Sarocas e Cláudia,

    Que grande aventura que estão a viver...
    Continuem cheias de coragem e com força anímica para ajudar todos esse meninos que tanto precisam de ajuda e carinho.

    Aproveitem ao máximo essa experiência única.

    Deem um grande mergulho por nós, nessa água maravilhosa...

    Beijinhos grandes

    Sofia, Tiago e kiko...

    ResponderEliminar
  2. Olá Sarocas e Cláudia (que não temos ainda o prazer de conhecer).ontem tivemos conhecimento pelos teus pais desta vossa "aventura" por terras de S.Tomé. Fazemos votos que a vossa estadia seja muito frutuosa e que seja também uma forma de enriquecimento pessoal. Quem conhece África, ou a ama ou a odeia. Ninguém fica indiferente.
    Beijinhos da tia Teresa, primo Zé Pedro e tio Quim.

    ResponderEliminar
  3. Já tinha vista o programa "Príncipes do Nada", revi o vídeo e, tenho a certeza que as nossas "Princesas" irão fazer a diferença, irão encontrar o seu caminho e irão incutir confiança e esperança às pessoas que irão conhecer, e principalmente transmitir alguns conhecimentos para uma vida mais saudável a par dos valores que consideramos fundamentais.
    Espero ansiosamente que tudo corra bem, que seja uma experiência gratificante e, quem sabe, outros se seguirão!...
    Beijinhos
    Rosa

    ResponderEliminar